www.balnearioriobonito.com.br

   Recentemente, um grupo de moradores do bairro, conseguiu reunir boa parte da população e foi criada a Associação de Moradores e Rancheiros do Balneário Rio Bonito.

   A iniciativa foi ótima, pois visa formar um canal de comunicação direta com as autoridades de forma que obtenha-se um contato mais próximo para que sejam atendidas mais rapidamente as reinvidicações de melhorias no Rio Bonito.

  

História da constituição de nossa Associação

  
   E tudo começou....quando numa conversa com integrantes do grupo de whats app chamado “Amigos do Rio Bonito”........ 


  

Todos muito preocupados com a situação do bairro Rio Bonito, preocupação com segurança, buraco nas ruas, pavimentação, revitalização da orla,... e o ônibus então... quando passa nas ruas principais..... sem os devidos cuidados, precisar ir até a estrada para pegar o ônibus. 

 

 

  

 

A preocupação de cada pessoa era procurar ajuda para resolver os problemas da melhor forma. Ainda temos o subprefeito de Vitoriana que também responde pelo Rio Bonito, ...muito atencioso com todos mas... não tem autonomia para resolver tudo. ..

  
  

E aí ??!! A demanda de problemas é grande, nem sempre consegue atendimento junto ao poder público e outros órgãos, então ... surgiu a ideia de reunir um grupo de discussão......foram todos convidados, mas só compareceram 10% dos integrantes para conversar e compartilhar essas demandas. 

  
  

Com a gentileza e grande atenção da Mara, que coordena os projetos sociais do bairro, nos cedeu um espaço no barracão da Capela Nossa Senhora dos Navegantes onde realizamos a primeira reunião no dia 21 de janeiro de 2017. 

  
  No início nem todos concordavam com a constituição de uma associação de moradores e rancheiros, pois achavam que teríamos custos, nem todos queriam envolvimento, compromisso. Foi difícil, ...mas como somos perseverantes não desistimos. 
  
  

Procuramos ajuda. 

  
  

Continuamos a nos reunir, algumas pessoas criticavam, tentavam desestimular, mas a maioria incentivava ...e numa dessas reuniões surgiu a ideia de convidar alguém que pudesse nos orientar e que fosse envolvido com esse assunto. 

  
  

Procuramos o Dr Edmundo A Paganini, que é presidente da Associação de Moradores do Bairro da Mina , que prontamente aceitou participar de nossas reuniões e nos orientar sobre os benefícios, as dificuldades de se constituir uma associação .

  
  

 Sempre conversamos procurando mostrar qual é realmente o papel de uma associação, a sua representatividade junto aos órgãos públicos e a outros que se fizerem necessários, a importância de organizar e centralizar forças dos moradores e rancheiros em nossa comunidade, para se fazer representar, de maneira mais eficaz, os interesses comuns. 

  
  

A criação da associação é motivada pela necessidade de conquistar melhores condições de infraestrutura, transporte, segurança, lazer, educação entre outros setores. Lembramos a todos que, as pessoas não são obrigadas a se associar.

  
  

Trata-se de uma liberalidade, de uma decisão pessoal. No entanto, vale avaliar a questão da importância da Associação para o bairro, para os moradores e para a coletividade. A cidadania deve estar acima dos interesses particulares, fazendo prevalecer o interesse coletivo, os direitos e as garantias. 

  
  Convidamos a vereadora Alessandra Lucchesi de Oliveira que também é rancheira e nos auxiliou com informações importantes, sugestões e solicitações junto à Câmara Municipal de Botucatu. 
  
  O Dr Marcelo Kleffens, advogado, rancheiro, nos auxiliou com informações importantes referentes ao estatuto .
  
  

Compartilhando essa importância com os presentes em reuniões, discutindo, analisando, convidando pessoas que pudessem compor a nossa chapa. chegamos a um consenso. Aprovamos o estatuto e fizemos a eleição da diretoria executiva, em assembleia.

  
  Iniciada a eleição, apurou-se a aprovação, pelos votos em unanimidade dos associados, 31 (trinta e um) com direito a voto e presentes na Assembléia, da Chapa única “ Unidos pelo Balneário”. 
  
  

Não existindo nenhum voto em branco, nulo e nenhuma abstenção. Formada pelos seguintes membros, para um mandato de 04 (quatro) anos:

  
Para presidente:- Manuel Puim de Melo (Manézinho)
Para vice-presidente:- Claudete Antoniolli Donini 
Para secretário Geral:- Fátima Regina Janis
Para 1º secretário:- Cinthia da Silva Rosato 
Para 1º tesoureiro:-Marisete Aparecida Destro de Oliveira (Mara)
Para 2º tesoureiro:- Josiane Cristina Ruas de Souza (Josi)
  
Conselho Fiscal:


Titulares:- 

  
1- Carlos Alberto Tenore
2- Antonio Cecílio Junior 
3- Benedita Brotto 
  
  

Suplentes:-


1-Sylvio Donini Filho
2- José Luiz Mariano de Oliveira (Zezo)


  
Pessoas interessadas, comprometidas, conhecedoras do local em que vive, íntegras, sociáveis... acho que temos todos bons adjetivos para qualificar essas pessoas e se dedicar ao trabalho de auxílio à comunidade.  
  
  Foram convidadas pessoas da comunidade para compor outra chapa, onde poderia concorrer à diretoria, porém, ninguém manifestou interesse e somente uma chapa esteve presente à eleição ...”Unidos pelo Balneário”... foi a vencedora com a maioria absoluta dos votos. Sempre num processo bastante democrático e transparente.
  

 

E agora...... vamos trabalhar... 

  
  


Numa primeira ação conseguimos fazer um planejamento estratégico com os associados, onde elencamos as prioridades e produzimos um relatório que vai nos subsidiar num encontro com o prefeito e sua equipe para que ele possa verificar a possibilidade de atendimento das principais demandas do bairro.

  
  Que a história de nossa Associação seja longa e repleta de benfeitorias para o nosso bairro. Amizade e respeito longos para todos nós!
  
  Estamos preparando outras ações.... e assim estamos caminhando....
  

Essa é a nossa história......

 
  
  Claudete Antoniolli Donini
  
  Vice-presidente da Associação de Moradores e Rancheiros do Balneário Rio Bonito Campo e Náutica e Adjacências - “Unidos pelo Balneário”
  

   

  

   

  

   

  
http://www.cercasbotucatu.com.br http://www.martinsinternacional.com

Copyright Balneario Rio Bonito 2018  ©   todos os direitos reservados